Projeto Em curso
A escola é um local de inclusão, aprendizagem e socialização de excelência, que estando inserida na comunidade e beneficiando das pessoas que nela habitam, revela o potencial de criar um espaço de aprendizagem, de desenvolvimento identitário, de sentido comunitário, de utilidade, e de preservação de conhecimentos e costumes. Tudo isto enquanto promove o sucesso e o bem-estar de todos os implicados (estudantes, familiares, professores, comunidade).
O ensino está amplamente focado na cognição, no desenvolvimento da inteligência conceptual e do intelecto, contudo está amplamente difundido que a estrutura emocional, a resiliência, a inteligência emocional são fatores preponderantes para o sucesso quer escolar quer profissional.
Para além de que as crianças no estádio de desenvolvimento coincidente com o período escolar básico adquirem competências emocionais e sociais de forma mais eficiente do que competências intelectuais, devendo isso ser aproveitado para a construção de uma base de aprendizagem.
Uma escola assente neste pressuposto prevê que as crianças, com ajuda e orientação, estejam mais implicadas no seu desenvolvimento pessoal, mais motivadas, criativas, com maior inteligência emocional, com melhores competências sociais, maior grau de autonomia, maior realização pessoal, maior nível de bem-estar e pensamento crítico mais desenvolvido, e consequentemente mais competentes na sua aprendizagem.
De acordo com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Cister, existe a “ambição de constituir como uma identidade própria, numa escola de qualidade, inclusiva e incentivadores do mérito e da competência, nos valores da Cultura, do Humanismo, da Educação para a Cidadania, para Ir + Além, definindo “um novo Rumo para a Educação em Alcobaça”.
A Vestiaria, atendendo às suas características identitárias, sociais e culturais muito próprias enquanto localidade, reúne condições de excelência para o desenvolvimento de um projeto que, em coerência com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Cister, inclua os recursos comunitários locais, promova os valores da terra, em concordância com o desenvolvimento pessoal e académico das crianças que frequentam a Escola Básica de 1º Ciclo da Vestiaria.
Assim, com o presente projeto, pretende-se que a Escola da Vestiaria procure integrar, no contexto escolar, os costumes, valores e conhecimento local, tornando-se um polo comunitário de aprendizagem e preservação do conhecimento e identidade da Vestiaria, em parceria com os recursos comunitários locais.
A vivência comunitária e espírito identitário da Vestiaria são recursos sociais que devem ser aproveitados e valorizados pelas entidades responsáveis, do mesmo modo que a sua Escola, enquanto polo de atração geracional, é um dos palcos locais de excelência para a manutenção e promoção dessa identidade comunitária.
Assim, propõe-se que se integre na EB1 da Vestiaria, no contexto letivo, projetos de dinamização intergeracional e desenvolvimento pessoal, social e cultural dos estudantes, jovens cidadãos e cidadão da Vestiaria.
Esta atividades dependen de parcerias com pessoas e instituições da comunidade local interessadas e competentes para a execução do projeto, como saõ exemplo:
- União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria
- Sociedade Filarmónica Vestiariense "Monsenhor José Cacella"
- Centro Social Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda
- Solar de Cister – Residência assistida para idosos
- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Vestiaria
- Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva dos Casais da Vestiaria
- Poma de Braços – Saúde e desenvolvimento
- Ana Neves – Terapeuta de Yoga do Riso
Através das atividades enunciadas e com a colaboração dos parceiros pretende-se os seguintes objetivos:
- Desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
- Promoção da intergeracionalidade;
- Preservação e recuperação de conhecimentos, costumes e tradições locais;
- Desenvolvimento de competências artísticas e musicais;
- Promoção da identidade local e desenvolvimento da rede social
Evolução do Projeto
- 01 mai 2020
Estão abertas as inscrições até 30 de junho.
- 09 set 2019
Arranque do ano letivo 2018/19
- 01 set 2019
Arranque do ano letivo 2019/20
- 01 mai 2019
Estão abertas as inscrições até 30 de junho.
- 01 jul 2018
Vamos de férias, desejosos que inicie o próximo ano letivo.
A XPLORAR já é um projeto acarinhado por todos: pais, professores, e comunidade. Mereceu Menção Honrosa na última Assembleia de Freguesia. O futuro trará a continuidade no que respeita à concretização e inovação das atividades semanais, em articulação com os professores e com os parceiros, para assim assegurar um ensino de qualidade na Vestiaria e proporcionar às suas crianças momentos diferenciadores de aprendizagem.
- 21 mar 2018
FASE EXPERIMENTAL
O projeto decorrá em fase experimental até o final do ano letivo 2017/2018, com a possibilidade de o mesmo perdurar até expressa vontade contrária de qualquer parte interessada. Serão realizadas as seguintes atividades:
- Sessões de desenvolvimento emocional (45 minutos) – 1 sessão / semana / turma
- Yoga do riso (1 hora) – 1 sessão / semana / turma
- Sessões musicais (1 hora) – 1 sessão / mês / turma
- Sessão de oficina intergeracional (1 hora) – 1 sessão / quinzena / turma
Cada atividade conta com a colaboração de parceiros locais, que pela sua competência desenvolvem conteúdos relacionados com o programa curricular, recorrendo a atividades didáticas diferenciadas.
O Programa de Desenvolvimento Emocional, trabalha em articulação com competências do programa curricular, nomeadamente, linguística, expressividade, e relacionamento interpessoal.
Já o Laboratório de Sons recorre à música para trabalhar conteúdos do programa, como a métrica, o ritmo, a tonalidade, e assuntos dos estudo do meio.
As Oficinas Intergeracionais são um verdadeiro ex-libris do projeto. De forma simples aproximam-se gerações e aproveitam-se competências naturais, como a jovialidade das crianças, para a alegria e sapiência dos mais velhos, para a aprendizagem dos mais novos. Os utentes do Solar de Cister e do Centro de Dia vão à escola, desenvolver com as crianças, oficinas de trabalhos manuais e assuntos do estudo do meio.
O Yoga do Riso, é uma atividade de continuidade, que trabalha o relaxamento, a descontração e o autoconhecimento.
Este período será acompanhado e monitorizado pelas partes interessadas, nomeadamente a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Vestiaria, o Agrupamento de Escolas de Cister e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, com vista à avaliação do mesmo, e ponderação sobre a sua pertinência e continuidade.
Desta forma no final do presente ano letivo serão definidos indicadores de realização e de resultado que serão medidos por forma a avaliar o projeto objetivamente.
- 22 nov 2017
Reunião com o Agrupamento de Escolas de Cister para apresentação do projeto XPLORAR: Escola do Futuro destinado à EB1 da Vestiaria.