União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

Projetos

XPLORAR: Escola do Futuro


Projeto Em curso

A escola é um local de inclusão, aprendizagem e socialização de excelência, que estando inserida na comunidade e beneficiando das pessoas que nela habitam, revela o potencial de criar um espaço de aprendizagem, de desenvolvimento identitário, de sentido comunitário, de utilidade, e de preservação de conhecimentos e costumes. Tudo isto enquanto promove o sucesso e o bem-estar de todos os implicados (estudantes, familiares, professores, comunidade).

O ensino está amplamente focado na cognição, no desenvolvimento da inteligência conceptual e do intelecto, contudo está amplamente difundido que a estrutura emocional, a resiliência, a inteligência emocional são fatores preponderantes para o sucesso quer escolar quer profissional.

Para além de que as crianças no estádio de desenvolvimento coincidente com o período escolar básico adquirem competências emocionais e sociais de forma mais eficiente do que competências intelectuais, devendo isso ser aproveitado para a construção de uma base de aprendizagem.

Uma escola assente neste pressuposto prevê que as crianças, com ajuda e orientação, estejam mais implicadas no seu desenvolvimento pessoal, mais motivadas, criativas, com maior inteligência emocional, com melhores competências sociais, maior grau de autonomia, maior realização pessoal, maior nível de bem-estar e pensamento crítico mais desenvolvido, e consequentemente mais competentes na sua aprendizagem.

De acordo com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Cister, existe a “ambição de constituir como uma identidade própria, numa escola de qualidade, inclusiva e incentivadores do mérito e da competência, nos valores da Cultura, do Humanismo, da Educação para a Cidadania, para Ir + Além, definindo “um novo Rumo para a Educação em Alcobaça”.

A Vestiaria, atendendo às suas características identitárias, sociais e culturais muito próprias enquanto localidade, reúne condições de excelência para o desenvolvimento de um projeto que, em coerência com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Cister, inclua os recursos comunitários locais, promova os valores da terra, em concordância com o desenvolvimento pessoal e académico das crianças que frequentam a Escola Básica de 1º Ciclo da Vestiaria. 

Assim, com o presente projeto, pretende-se que a Escola da Vestiaria procure integrar, no contexto escolar, os costumes, valores e conhecimento local, tornando-se um polo comunitário de aprendizagem e preservação do conhecimento e identidade da Vestiaria, em parceria com os recursos comunitários locais.

A vivência comunitária e espírito identitário da Vestiaria são recursos sociais que devem ser aproveitados e valorizados pelas entidades responsáveis, do mesmo modo que a sua Escola, enquanto polo de atração geracional, é um dos palcos locais de excelência para a manutenção e promoção dessa identidade comunitária.

Assim, propõe-se que se integre na EB1 da Vestiaria, no contexto letivo, projetos de dinamização intergeracional e desenvolvimento pessoal, social e cultural dos estudantes, jovens cidadãos e cidadão da Vestiaria.

Esta atividades dependen de parcerias com pessoas e instituições da comunidade local interessadas e competentes para a execução do projeto, como saõ exemplo: 

  • União de Freguesias Alcobaça e Vestiaria
  • Sociedade Filarmónica Vestiariense "Monsenhor José Cacella"
  • Centro Social Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda
  • Solar de Cister – Residência assistida para idosos
  • Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Vestiaria
  • Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva dos Casais da Vestiaria
  • Poma de Braços – Saúde e desenvolvimento
  • Ana Neves – Terapeuta de Yoga do Riso

 Através das atividades enunciadas e com a colaboração dos parceiros pretende-se os seguintes objetivos:

  • Desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
  • Promoção da intergeracionalidade;
  • Preservação e recuperação de conhecimentos, costumes e tradições locais;
  • Desenvolvimento de competências artísticas e musicais;
  • Promoção da identidade local e desenvolvimento da rede social

Evolução do Projeto

  • Estão abertas as inscrições até 30 de junho.

    01 mai 2020
  • Arranque do ano letivo 2018/19

    09 set 2019
  • Arranque do ano letivo 2019/20

    01 set 2019
  • Estão abertas as inscrições até 30 de junho.

    01 mai 2019
  • Vamos de férias, desejosos que inicie o próximo ano letivo.

    A XPLORAR já é um projeto acarinhado por todos: pais, professores, e comunidade. Mereceu Menção Honrosa na última Assembleia de Freguesia. O futuro trará a continuidade no que respeita à concretização e inovação das atividades semanais, em articulação com os professores e com os parceiros, para assim assegurar um ensino de qualidade na Vestiaria e proporcionar às suas crianças momentos diferenciadores de aprendizagem.

    01 jul 2018
  • FASE EXPERIMENTAL

    O projeto decorrá em fase experimental até o final do ano letivo 2017/2018, com a possibilidade de o mesmo perdurar até expressa vontade contrária de qualquer parte interessada. Serão realizadas as seguintes atividades:

    • Sessões de desenvolvimento emocional (45 minutos) – 1 sessão / semana / turma
    • Yoga do riso (1 hora) – 1 sessão / semana / turma
    • Sessões musicais (1 hora) – 1 sessão / mês / turma
    • Sessão de oficina intergeracional (1 hora) – 1 sessão / quinzena / turma

    Cada atividade conta com a colaboração de parceiros locais, que pela sua competência desenvolvem conteúdos relacionados com o programa curricular, recorrendo a atividades didáticas diferenciadas.

    Programa de Desenvolvimento Emocional, trabalha em articulação com competências do programa curricular, nomeadamente, linguística, expressividade, e relacionamento interpessoal.

    Já o Laboratório de Sons recorre à música para trabalhar conteúdos do programa, como a métrica, o ritmo, a tonalidade, e assuntos dos estudo do meio.

    As Oficinas Intergeracionais são um verdadeiro ex-libris do projeto. De forma simples aproximam-se gerações e aproveitam-se competências naturais, como a jovialidade das crianças, para a alegria e sapiência dos mais velhos, para a aprendizagem dos mais novos. Os utentes do Solar de Cister e do Centro de Dia vão à escola, desenvolver com as crianças, oficinas de trabalhos manuais e assuntos do estudo do meio.

    Yoga do Riso, é uma atividade de continuidade, que trabalha o relaxamento, a descontração e o autoconhecimento.

    Este período será acompanhado e monitorizado pelas partes interessadas, nomeadamente a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Vestiaria, o Agrupamento de Escolas de Cister e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, com vista à avaliação do mesmo, e ponderação sobre a sua pertinência e continuidade.

    Desta forma no final do presente ano letivo serão definidos indicadores de realização e de resultado que serão medidos por forma a avaliar o projeto objetivamente.

    21 mar 2018
  • Reunião com o Agrupamento de Escolas de Cister para apresentação do projeto XPLORAR: Escola do Futuro destinado à EB1 da Vestiaria.

    22 nov 2017



© 2024 União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia