1º Aniversário da UFAV assalta o Castelo de Alcobaça

11-OUT-2014

1º Aniversário da UFAV assalta o Castelo de Alcobaça

Uma noite inesquecivel. É a melhor forma que este Executivo tem para caracterizar o momento que marcou o encerramento do programa do 1º aniversário da nova União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. Foi o culminar de um mês que agrupou diversas iniciativas.

Em tempo de UNIR, não tinhamos como objetivo investir exclusivamente em eventos e organizações próprias. Optamos por valorizar, apoiar e ajudar a promover as celebrações já existentes - Festas da Nossa Sra. da Ajuda e Festas de Santo António - como forma de afirmação daquela que é a identidade da freguesia. Arriscamos no lançamento conjunto (com a CMA) da nova marca "Jazz In Alcobaça". Apostamos em não atropelar e fazer concorrência a iniciativas habituais - Feiras das Velharias - permitindo assim o seu destaque. Decidimos integrar as comemorações dos 500 Anos dos Forais de Alcobaça, promovida pela CMA.

Para terminar, avançamos com a organização de um Pedipaper e uma Festa de Aniversário. Infelizmente a caminhada à descoberta do território da nova freguesia não reuniu as equipas interessadas. Já o Castelo de Alcobaça foi palco de encontro de dezenas de pessoas que na noite de 4 de outubro apagaram as velas e brindaram à UFAV.

Mas é importante perceber que esta não foi apenas uma FESTA de encerramento. 

UNIÃO e ORGULHO são sentimos adormecidos. As estratégias apenas resultam com as pessoas e quando elas se sentem envolvidas. Esta nova União exige esse investimento. Precisamos de unir as pessoas. Fazer com que partilhem espaços, desejos, ideias, posicionamentos, orgulhos e sentimentos. É também por isso, e não apenas pelas obras, que cá estamos.

Esta celebração procurou ser mais um passo. E foi! Foram várias as presenças destas duas antigas freguesias. Até alguns turistas vieram. Foi transmitido e justificado este desejo. Ficou o apelo. Acreditamos que apenas assim é possível e que o investimento (em conta) realizado nesta celebração o justificou. Até porque parte do investimento fica para património da UFAV e para futuros eventos. E obrigado aos parceiros. 

A revitalização de um património abandonado como o Castelo de Alcobaça é um 2º ponto muito importante. É nossa intenção que a história, a vista e o seu potencial estejam em breve ao serviço de todos. 

Que se acredite nas mais valias da União. 

Que se trabalhe por esta União.

Consulte as fotos AQUI. Reveja o programa AQUI

  • Partilhar