Parque de Campismo

Concluído

Este é um dos projetos mais ambiciosos da UFAV, considerada a importância que poderá assumir no desenvolvimento económico e turístico da freguesia e do concelho. As suas características do nosso parque de campismo - localização e espaço físico - fazem dele um valor único que precisa de receber um modelo de exploração e gestão coincidente.

Considerando o acordo com a CMA para cedência dos direitos de gestão à UFAV, será esse o nosso propósito, considerando todos os possíveis contributos. 

Evolução do Projeto

  • Ao dia de hoje, a única informação que poderemos acrescentar é a constatação do verdadeiro valor considerado na candidatura aos fundos europeus com data de Setembro/2015: Parque de campismo – 250 mil euros.

    Manifestamente poouco, quando, no nosso entender, o Parque de Campismo é um importantíssimo pilar de desenvolvimento económico e turístico da nossa freguesia/concelho.

    O projeto apresentado pela UFAV considera um investimento próximo de um milhão de euros.

    ÁREA DE REABILITAÇÃO DE ALCOBAÇA - 6, 5 milhões de euros
    - Parque Verde – 2,7 milhões de euros (única obra com projecto elaborado)
    - Obras aprovadas na CCDR/Centro
    - Merco alcobaça – 1, 9 milhões de euros.
    - Reabilitação do Mercado Municipal – 1 milhão de euros e outro 1 milhão na envolvente
    - Museu do Vinho – 300 mil euros.
    - Parque de campismo – 250 mil euros. *
    - Investimento de privados – 200 mil euros.

    04 Abr 2016
  • Apresentação pública do Estudo Prévio desenvolvido pela UFAV.

    Consulte a Planta e a Memória Descritiva.

    01 Out 2015
  • Apresentação do estudo prévio na Assembleia de Freguesia a todos os presentes.

    30 Set 2015
  • Confirmação por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal da inclusão do Parque de Campismo de Alcobaça na candidatura no âmbito do Quadro Estratégico Europeu 2014-2020. O orçamento considerado fixa um limite próximo do milhão de euros para a sua renovação.

    18 Set 2015
  • Apresentação do projeto ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que se comprometeu em proceder à sua avaliação apoiado pela sua equipa técinca.

    Foram ainda debatidas questões relacionadas com a sua viabilização, dependendo esta da sua integração no plano de requalificação da freguesia e sobretudo da possibilidade de candidatura a fundos europeus.

    Aguarda-se uma resposta do Sr. Presidente.

    04 Mar 2015
  • Foi hoje conhecida a versão final do Projeto-Proposta de Requalificação do Parque de Campismo Municipal de Alcobaça, o que indica estarmos em situação de poder avançar para o Plano de Execução da Obra..

    Ainda antes de a tornar pública, será prioritário apresentá-la ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, dado a propriedade que o Municipio detem sobre o Parque de Campismo.

    25 Fev 2015
  • Após algumas reuniões de trabalho, foi hoje apresentada ao Executivo da UFAV, a 1ª versão do Projeto-Proposta de Requalificação do Parque de Campismo Municipal de Alcobaça. A sua avaliação permitiu concluir que a solução encontrada respeita na integra os eixos estratégicos estabelecidos:

    - Redesenho do espaço preservando o coberto vegetal existente;

    - Proposta de alojamentos modulares e equipamentos recreativos;

    - Consolidação de limites através de uma cortina arbóreo-arbustiva;

    - Meandrização do percurso principal;

    - Reformulação da circulação interna do parque;

    - Implementação de energias renováveis;

    - Reutilização de águas;

    - Seguir diretrizes da Legislação em vigor e Certificação GreenKey;

    - Automatização na utilização de recursos.

    Considerados diferentes pontos de vista, ficou agendada uma nova apresentação considerando um prazo máximo de 15 dias.

    11 Fev 2015
  • Cumpridos os trâmites legais, a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria encomendou um Estudo Prévio: Proposta de Requalificação do Parque de Campismo Municipal de Alcobaça.

    Esta foi a forma que este Executivo entendeu ser a mais eficaz no que respeita à definição de uma solução que concretize os objetivos estabelecidos, o cumprimento das exigências da lei e a certeza relativamente à boa aplicação do dinheiro público.

    Os pressupostos mais relevantes considerados foram: 

    - Dar resposta aos problemas de degradação, inadequação da estrutura e do espaço ao seu funcionamento, bem como, à modernização, automação e autossustentação do mesmo;

    - Considerar a sua localização priviligiada (parque de campismo de cidade) potenciando a interacção e a valorização da oferta disponivel na cidade;

    - A definição de uma estrutura direcionada não só para quem nos vistita (turistas) mas que, pelas suas opções, possa satisfazer necessidades lúdicas da comunidade da freguesia;

    - A inclusão de opções que garantam o apoio a outros autocaravanistas que não apenas os que desejam prenoitar;

    - A definição de um equipamento que preserve o enquadramento natural existente;

    - A definição de uma solução que possa ser qualificada com 3 estrelas e assim complementar a variedade de oferta hoteleira da freguesia.

    Os custos deste estudo serão suportados na totalidade pela UFAV.

    Estima-se a sua apresentação para o mês de Janeiro de 2015.

    19 Nov 2014
  • Concluídos os trabalhos estritamente necessários, o Parque de Campismo de Alcobaça foi oficialmente aberto à recepção de autocaravanas.

    15 Jun 2014
  • Foi realiazada a 1ª reunião com possíveis parceiros no projeto de reformulação do futuro modelo de parque de campismo. Podemos avançar a nossa satisfação em relação ao avanço do processo.

    05 Mai 2014
  • Considerando o acordo estabelecido, a CMA e a UFAV definiram algumas condições de cooperação tornadas públicas través de um comunicado conjunto. Informa este que:

    • foi estabelecido um período de transição que considera os meses de junho, julho e agosto;
    • durante o período de transição o espaço estará aberto aos autocaravanistas, permanecendo porém a sua valência enquanto parque automóvel; 
    • se irão proceder às limpezas e reparações necessárias à estadia dos autocaravanistas.
    • a gestão do período de transição será da responsabilidade da CMA, com acompanhamento da UFAV;
    • a bem do bom investimento estratégico e do dinheiro público, durante o período de transição, a CMA e a UFAV pensam a concretização do futuro modelo de parque;
    • terminado este período a UFAV assumiria a condução e gestão do projeto.
    20 Abr 2014
  • Por proposta do Sr. presidente, foi estabelecido o acordo entre a CMA e UFAV para cedência dos direitos de gestão do Parque de Campismo.

    02 Abr 2014
  • Ao dia de hoje, a única informaçãoq ue poderemos acrescentar, é a afirmação do Sr. presidente.

    Se houver dinheiro disponível oriundo das candidaturas a fundos europeus, logo se avalia. 

    31 Dez 2013

Galeria Multimédia