Modernização administrativa e a redução de gastos energéticos

Em curso

A UFAV está emprenhada em melhorar a qualidade de acesso aos serviços públicos que disponibiliza à população, cujas exigências nos obrigam a alterar o acesso exterior e interior da sede em Alcobaça. O edifício, outrora um Jardim de Infância, ainda dispõe de espaços sem qualquer intervenção por parte do Município, seu proprietário.

Tal como tivemos oportunidade de demostrar ao Sr. Presidente, a sua degradação (entrada de chuva pelas janelas e falta de uma placa de isolamento no telhado) já nos causou, no inverno passado, perdas de graves de materiais e equipamentos. Apesar das reparações por nós realizadas, muito há a fazer.

A Modernização Administrativa e a Redução de Gastos Energéticos são eixos fundamentais para uma autarquia que se quer moderna e acessível a todos. Para atingir este fim, elaborámos um projeto que contempla ações essenciais e que esperamos ver concretizadas durante o ano de 2018 e 2019, caso o Municipio as aprove e financiei a sua concretização. 

Evolução do Projeto

  • Elaboração de um estudo das necessidades no âmbito do projeto descrito. 

     

    1. MELHORIA DA ACESSIBILIDADE AO EDIFÍCIO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA EM ALCOBAÇA

    A existência de diversos obstáculos (barreiras físicas) limita a livre movimentação das pessoas e potencia a exclusão e discriminação de algumas. Este grupo de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada é constituído por pessoas com deficiência permanente (psíquica, sensorial, física) ou temporária (grávidas e acidentados temporalmente), idosos ou crianças e por pessoas com alterações de mobilidade devido a circunstâncias externas (acompanhamento de uma criança pequena, transporte de bagagem, etc.). Todas elas têm exatamente os mesmos direitos das restantes;

    SOLUÇÃO: As obras necessárias são:

    - Alteração dos WC’s públicos no exterior e interior do Edifício;

    - Alteração do acesso da entrada ao público.

    2. MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E BALCÃO ONLINE

    As soluções Web revolucionam a relação do cidadão com as Autarquias. Evitando deslocações e permitindo o contacto a qualquer dia/hora, o cidadão vê facilitada a sua ação. Requerer serviços à Autarquia, enviar sugestões ou reclamações, agendar reuniões e acompanhar o seguimento dos seus assuntos através de resposta automática (SMS ou Email) são apenas algumas das vantagens.

    SOLUÇÃO: APP Digital "A MINHA RUA": solução que permite ao cidadão propor sugestões de melhoria ou comunicar ocorrências relativas a espaços públicos.

    3. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO EDIFÍCIO SEDE

    Seguindo aquilo que é estabelecido pela revisão da Diretiva para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD 2010), em 2019 todos os novos edifícios públicos terão de ter necessidades quase nulas de energia, no entanto a ação do Estado terá de incidir também nos edifícios existentes.

     

    Feito o levantamentos para toda a melhoria descrita, comunicámos ao Sr. Presidente, proprietário do edifício, uma intervenção necessária no valor de 63.637,69€. O orçamento da UFAV não permite assumir tal autonomia.
    Esperamos e desejamos a sua aprovação para inicio das obras no final do Verão.

    01 Jul 2018

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