MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E A REDUÇÃO DE GASTOS ENERGÉTICOS

jf-alcobacavestiaria.pt - MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E A REDUÇÃO DE GASTOS ENERGÉTICOS

Na sequência do que o Município tem valorizado no que respeita às freguesias, a UFAV está empenhada em melhorar a qualidade de acesso aos serviços públicos que disponibiliza à população, cujas exigências nos obrigam a alterar o acesso exterior e interior da sede em Alcobaça.

O edifício, outrora um Jardim de Infância, ainda dispõe de espaços sem qualquer intervenção por parte do Município, seu proprietário.
Este é mais um dos vários temas de discórdia com o Sr,. Presidente. Tal como tivemos oportunidade de lhe demostrar, a sua degradação (entrada de chuva pelas janelas e falta de uma placa de isolamento no telhado) já nos causou, no inverno passado, perdas graves de materiais e equipamentos. Apesar das reparações por nós realizadas, muito há a fazer.
O tema voltou à agenda e cada vez é mais atual. A Modernização Administrativa e a Redução de Gastos Energéticos são eixos fundamentais para uma autarquia que se quer moderna e acessível a todos. Para atingir este fim, elaborámos um projeto que contempla ações essenciais e que esperamos ver concretizadas ao longo dos ano de 2018 e 2019.

1. MELHORIA DA ACESSIBILIDADE AO EDIFÍCIO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA EM ALCOBAÇA:
A existência de diversos obstáculos (barreiras físicas) limita a livre movimentação das pessoas e potencia a exclusão e discriminação de algumas. Este grupo de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada é constituído por pessoas com deficiência permanente (psíquica, sensorial, física) ou temporária (grávidas e acidentados temporalmente), idosos ou crianças e por pessoas com alterações de mobilidade devido a circunstâncias externas (acompanhamento de uma criança pequena, transporte de bagagem, etc.). Todas elas têm exatamente os mesmos direitos das restantes;
SOLUÇÃO: As obras necessárias são:
- Alteração dos WC’s públicos no exterior e interior do edifício;
- Alteração do acesso da entrada ao público.

2. MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E BALCÃO ONLINE
As soluções web revolucionaram a relação do cidadão com as Autarquias, evitando deslocações e permitindo o contacto a qualquer dia/hora. Requerer serviços, enviar sugestões ou reclamações, agendar reuniões e acompanhar o tratamento dos seus assuntos através de resposta automática (SMS ou Email) são apenas algumas dessas vantagens..
SOLUÇÃO: APP Digital "A MINHA RUA": solução que permite ao cidadão propor sugestões de melhoria ou comunicar ocorrências relativas a espaços públicos.

3. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO EDIFÍCIO SEDE
Seguindo aquilo que é estabelecido pela revisão da Diretiva para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD 2010), em 2019 todos os novos edifícios públicos terão de ter necessidades quase nulas de energia, no entanto a ação do Estado terá de incidir também nos edifícios existentes.

Feito o levantamentos para toda a melhoria descrita, comunicámos ao proprietário do edifício uma intervenção necessária no valor de 63.637,69€.
Esperamos e desejamos a sua aprovação para inicio das obras no final do Verão.

22 de Agosto de 2018