Museus

Museu Nacional do Vinho, Alcobaça

Instalado na antiga adega edificada em 1875 por António Raposo de Magalhães, para aí desenvolver a vitivinicultura de Alcobaça. Reaberto ao público em junho de 2013, foi considerado uma das joias do património vitivinícola nacional, o acervo museológico é o mais completo do país no que toca à temática vitivinícola, conta com um património de cerca de dez mil peças, desde o século XVII ao início do século XXI.

 

Museu Raul da Bernarda, Alcobaça

Inaugurado em Dezembro de 2000, que apresenta parte do espólio da fábrica de faianças Raul da Bernarda & Filhos, fundada em 1875, a mais antiga fábrica de faianças de Alcobaça e o legado etnográfico do Rancho Folclórico do Alcôa composta por um espólio doado à autarquia e do qual se destacam os vestidos que retratam a Alcobaça dos anos 40 e que compunham os figurinos da peça “Por Alcobaça”, que o grupo cénico do rancho levou a cena em 1947.

 

Museu da Faiança de Alcobaça “Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio”

Funciona no espaço da Galeria Conventual. Um espaço museológico dedicado à faiança de Alcobaça, com mais de um milhar de peças expostas, abrangendo um largo período histórico, desde o séc. XVIII até à atualidade.